A importância do contrato na doulagem

A importância do contrato na doulagem

A IMPORTÂNCIA DO CONTRATO NA DOULAGEM

 

O trabalho das doulas é fantástico e tem sido cada vez mais notada a sua importância. A palavra “doula” vem do grego, “mulher que serve”. Mundialmente este nome aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres, antes, durante e após o parto.[1] Dos benefícios que esse suporte emocional traz, a maioria das gestantes já sabe. Mas hoje eu gostaria de falar sobre a importância dos contratos quando um serviço de doulagem é requisitado.

 

A doula é uma profissional e muitas vivem somente disso, como profissão. Além disso, a gestante que é atendida pela doula tem expectativas acerca do serviço a ser prestado pela profissional. Assim sendo, é importante que as partes se resguardem elaborando um contrato de prestação de serviços onde restará determinado quais são as obrigações de cada um.

 

É importante que o contrato seja bem redigido, com linguagem clara e direta. Se houver a necessidade de uso de linguagem técnica, como alguns termos utilizados na assistência ao parto, estes devem ter o seu significado esclarecido, para que ninguém deixe de entender o que está sendo combinado. Assim, ambos ficam tranquilos e esclarecidos quanto ao serviço a ser prestado e quanto à contraprestação a ser feita pela contratante.

 

Além de ficar bem claro a função de cada com o contrato, no caso de acontecer alguma situação adversa, como uma desistência ou rescisão antecipada, bem como no caso de não pagamento do valor contratado, em quaisquer dessas situações, o contrato pode ser a solução dos problemas. Afinal, até a resolução de algum problema que possa vir a acontecer deve estar previsto! Um bom advogado pode ajudar na elaboração de um contrato.

 

Portanto, o contrato de prestação de serviços das doulas é essencial para que o trabalho flua com clareza, segurança e humanização! Um abraço, Ruth.

 

 

 

[1] http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/08.pdf

Deixe uma resposta

Fechar Menu